A ação teve lugar no Jardim Zoológico, nos dias 23 e 24 de março, e contou com atividades lúdico-pedagógicas especialmente dedicadas às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.
A The Navigator Company, líder europeia na produção de papéis finos de impressão não revestidos e o maior produtor nacional de plantas, realizou, pelo 8º ano consecutivo, nos dias 23 e 24 de março no Jardim Zoológico, a iniciativa “Dá a Mão à Floresta” – trata-se de um projeto de intervenção pedagógica dirigido às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico e comunidade urbana tendo como objetivo a sensibilização para a importância e necessidade de proteger a floresta, valorizar os produtos de base florestal, onde está inserido o papel, bem como preservar o ambiente.
Lançada pela primeira vez no Ano Internacional da Floresta, em 2011, esta iniciativa aposta em 2018 no reforço da componente de educação para a sustentabilidade através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas.
No espaço Dá a Mão à Floresta foi possível assistir a uma peça de teatro, “A Floresta”, com representações ao longo do dia, que contou a história das diferentes profissões ligadas à floresta, cuidados a ter e como preservá-la, tendo depois as crianças participado em workshops que funcionaram em simultâneo: pop-ups de papel, jardinagem, espaço para colorir e trabalhos manuais. Existiu ainda uma curiosa reinterpretação do “jogo da malha”, através do qual as crianças aprenderam um pouco mais sobre o desenvolvimento das plantas, bem como uma área onde tiveram a oportunidade de tirar fotografias com animais da floresta.
O dia 23 de março, Sexta-feira, foi reservado para mais de 500 alunos e professores de escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de Lisboa, enquanto que no Sábado, dia 24, o espaço esteve aberto ao público em geral, proporcionando um aliciante programa didático para todas as famílias.
Foi ainda feito o convite a todas as crianças para que se inscrevessem no “Clube Dá à Mão à Floresta, ideia materializada através de uma revista lúdicoeducativa com conteúdos pedagógicos, jogos e outras atividades – quem se inscreveu no Clube passará a recebê-la gratuitamente em sua casa.
Refira-se que a importância e qualidade desta iniciativa “Dá a Mão à Floresta” foram já reconhecidas pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE), que a distinguiu como a Melhor Campanha de Comunicação de Responsabilidade Social em edições anteriores.